A Paróquia

Pastorais e Movimentos

Social

Servir a Deus e ao próximo com alegria. Essa é a principal motivação da Pastoral Social, que tem contribuído para transformar a vida de centenas de crianças, jovens, adultos e idosos.

Agindo segundo os ensinamentos da Palavra, incentivando a caridade e a alegria em servir e mantendo a fé em Cristo, a humildade e o espírito missionário, este grupo tem como objetivos:

• estimular a prática do Evangelho por meio das ações desenvolvidas;
• promover o resgate da cidadania e da vida;
• desenvolver ou apoiar iniciativas que visem a inclusão social.

A Pastoral Social apóia projetos sociais em Belo Horizonte e arredores, especialmente na Paróquia Nossa Senhora do Morro, adotada como paróquia-irmã e localizada no entorno do bairro Belvedere.

Os projetos apoiados pela Pastoral Social estão divididos em quatro linhas de atuação:

– Educação e formação profissional

Atendendo crianças e jovens tais projetos têm como objetivo desenvolver e ou apoiar iniciativas que visem o desenvolvimento integral desse público, realizando atividades relacionadas à formação humana e cristã, formação acadêmica e capacitação para o mercado de trabalho.

• Curso de Informática
• Curso de Inglês
• Curso de Massoterapia
• Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos II
• Casa de Nazaré
– Apoio à geração de renda

Atendendo jovens, adultos e idosos tem como objetivo capacitar este público para atividades que proporcionem uma geração de renda complementar podendo ser também uma alternativa ao mercado formal de trabalho.

• Bazar Sá Rainha

• Oficina Artesanal Nossa Senhora da Guia

– Saúde e cuidados básicos

Atendendo crianças, jovens e adultos tem como objetivo assistir esse público em necessidades relacionadas ao convívio social, necessidades básicas de alimentação e saúde.

• Lar da Vovó
• Thalita Kum
• Creche São Francisco de Assis

– Informação e captação de recursos

Tem como objetivo atender aos paroquianos da comunidade Nossa Senhora Rainha, promovendo palestras com profissionais qualificados, sobre temas atuais e relevantes para a formação humana e cristã deste público. Ao mesmo tempo, reverte toda a renda gerada pelos encontros para os projetos sociais atendidos pela paróquia, atuando assim como elo entre esses dois universos sociais.

• Ciclo de Palestras

Organização

A Pastoral Social organiza-se em 11 grupos de voluntários, cada grupo apoiando um projeto específico em alguma das quatro linhas de atuação. Está aberta a todos que queiram se engajar aceitando as várias maneiras de colaborar e de acordo com as categorias estabelecidas abaixo.

– Coordenadores de Grupo: garantir a realização das ações previstas para o projeto pelo qual respondem, estimular a participação dos membros de sua equipe, buscar novos integrantes para os projetos.

– Membros Permanentes de Grupo: realizar as ações previstas a partir de seu trabalho pessoal, ou ainda a partir da mobilização de outros, tendo em vista a realização das atividades previstas, buscar novos integrantes para os projetos.

– Colaboradores: colaborar com uma atividade específica e temporária em um determinado projeto ou em vários, simultânea ou consecutivamente, a depender de sua disponibilidade.

– Doadores Fixos: doar recursos financeiros ou materiais, ou ainda captar tais recursos para um ou mais projetos segundo as necessidades apontadas pelo Coordenador da Pastoral.

– Doadores Esporádicos: doar recursos financeiros ou materiais, ou ainda captar recursos para  doações esporádicas sem o vínculo com algum projeto específico.

Coordenação: Cláudia

Para mais informações contatar pastoralsocial@nsrainha.com ou acesse
http://www.nsrainha.com.br/projeto-social/.