A Paróquia

Pastorais e Movimentos

Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade é um grupo que acontece toda segunda-feira e é dirigido tanto a pais e familiares que lutam contra o abuso de álcool e drogas dentro de casa, quanto a pessoas com algum tipo de comportamento compulsivo ou simplesmente para quem quer aprender a viver em equilíbrio de corpo e espírito.

A experiência com Deus no sofrimento particular de cada um é o que permite um caminho seguro e pleno. Após experimentar o renascimento espiritual, as pessoas levam sua experiência aos outros para ajudá-los a viver a mesma experiência. O que se fala e se ouve no grupo, permanece no grupo.

Reconhecendo a impotência diante das escolhas do outro, os participantes buscam a serenidade e a confiança na fé em Deus, que se revela no outro e se manifesta na presença de quem dá o seu exemplo.

O grupo tem uma proposta de prevenção que ajuda, inclusive, no desempenho em todos os aspectos da vida, nos relacionamentos com a família e com os colegas de trabalho. As pessoas deixam de buscar culpados e passam a assumir a responsabilidade de identificar em que medida a própria conduta pode contribuir para criar e alimentar os problemas.

Buscar uma mudança radical em si mesmo é difícil, mas a perseverança é a palavra chave e a fé é a base de tudo. Com isso, acontecem mudanças que são verdadeiras conversões.

Quando se reúne: Toda segunda-feira das 20h às 22h na Comunidade Bom Jesus do Vale.

Coordenação: Maria Paula e João