A Paróquia

Pastorais e Movimentos

Espaço de Convivência

A pastoral do idoso, através do Espaço de Convivência, oferece num espaço acolhedor de experiência de vida onde se desperta a necessidade de sair de si e de compartilhar em vários momentos e atividades.

Quando se reúne: Todas quintas-feiras, às 19h30, na Sala Mateus.

Coordenação: Dr. Adjar; adjar@medicinapreventiva.med.br

O objetivo do Seminário é criar um momento de intercâmbio por meio das palestras, das discussões, das dinâmicas de grupo, que proporcionem às pessoas a compreensão de que a vida plena não é um estado de ser, é um processo. “A vida plena tem que ser construída e, nesse processo de construção, ela se torna progressivamente mais capaz de ouvir a si mesma e de compartilhar esse momento de enriquecimento da vida”.

O geriatra e nutrólogo explica que uma pessoa plena é aquela que consegue levar uma vida abundante, não no sentido material, mas que consegue aproveitar a vida com menos medo de se expor; mais aberta a criar vínculos reais com os outros e consigo mesma. “Ela procura autoconhecimento para abraçar a vida e seus projetos”. O Dr. Adjar cita como pontos fundamentais para nos tornarmos mais plenos, saudáveis e, consequentemente, mais longevos: cultivar a gratidão, a criatividade, a música, a dança, o lazer, o descanso, uma boa memória e uma alimentação saudável.