Obra Jovem

Projeto Jovem Fanuel

 

Há cerca de quinze anos, um grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora Rainha, sob a coordenação do pároco, Padre Alexandre Fernandes, se reunia para dar início ao Projeto Jovem Fanuel. Eles queriam crescer na fé e na vida pessoal com os ideais de Cristo. Os anos se passaram e, atualmente, o Fanuel reúne semanalmente mais de mil jovens, que participam de encontros, ações sociais e orações.

O Projeto surgiu com a Crisma que, no passado, era aplicada aos jovens pelos adultos. Em 1999, Padre Alexandre resolveu mudar, fazendo com que a Crisma fosse aplicada aos jovens pelos jovens, pois “usavam a mesma linguagem”. No ano seguinte, surgiu então o Fanuel, pois não havia um projeto para os jovens depois da Crisma.

O grupo atualmente se reúne em sete diferentes projetos (Perseverança, Crisma, GOFF, Master, Intercessão, Identidade e Acorda Meu filho), cada um pensado para melhor acolher determinada faixa etária e abordar em seus temas os conflitos e soluções, os sonhos e os anseios, as alegrias e as dificuldades que passamos no amadurecimento pessoal.

Para uma formação espiritual e humana mais efetiva, os grupos realizam retiros semestrais, que trabalham temas mais profundos e ainda proporcionam a experiência de sair da rotina e viver um fim de semana longe da agitação do mundo.

 

O Fanuel é assim:

 

 Perseverança:

Grupo para jovens de 10 a 15 anos, que se encontra às terças-feiras, às 19h, no Salão Paroquial Pedro. A Perseverança, também conhecida como Persê, reúne jovens que buscam algo a mais em suas vidas. Sempre abordando temas pertinentes a vivência da fé desses jovens e os conflitos e dificuldades dessa fase da vida e acompanhada de muita alegria, a Persê Fanuel vem para mostrar que a Igreja nunca foi tão viva. Onde a vontade de viver o amor de Cristo está acima de qualquer diferença de opinião, aqui o importante não é quem você é, aqui o importante é ter fé.

 

Crisma:

É um subgrupo do projeto jovem FANUEL e uma caminhada de preparação para o sacramento do Crisma. Os encontros têm duração de um ano e acontecem todo domingo, a partir das 15h. A Crisma tem a grande missão de apresentar as verdades do catolicismo, muitas vezes tão distorcidas pelo mundo. E quando a doutrina é conhecida a fundo de uma maneira verdadeira, é impossível não se apaixonar pela Igreja do Cristo. Portanto, todo o projeto tem um único objetivo: que cada crismando dê um sim consciente e verdadeiro no dia da Confirmação. Venha dar seu sim à maior verdade: ao Amor.

 GOFF:

Direcionado para os jovens de 16 a 23 anos, o grupo se reúne todas as quintas-feiras, às 19h30, no Salão Paroquial Pedro. O Grupo de Oração e Formação Fanuel (GOFF) tem como objetivo formar espiritualmente os jovens para a vida na fé. Os encontros, que contam com momentos de louvor e pregação, buscam transmitir conhecimentos e fortalecer os jovens na oração, oferecendo uma formação completa.

 

Master:

 

O grupo reúne jovens de 24 a 40 anos e os encontros são realizados de 15 em 15 dias, sempre às quartas-feiras, às 20h, no Salão Paroquial Pedro. O grupo nasceu da percepção de que os jovens também buscam um momento para se encontrar com Deus. Na correria do dia a dia, o grupo se reúne com o objetivo de calar tudo ao seu redor e ouvir a voz de Deus.

 

 

Acorda Meu Filho:

O Grupo realiza ações semanais, que podem ser acompanhadas pelo instagram @acordafanuel. Para participar, envie um e-mail para acordaeufilho@nsrainha.com e a equipe entra em contato. Fundado em 2010, o ‘Acorda meu Filho’, ou simplesmente ‘Acorda’, surgiu da vontade de vivenciar o amor de forma mais intensa, levando fé e esperança aos mais necessitados e vivendo a caridade no dia a dia. Com ações que vão desde a realização de pequenos desafios diários até visitas a instituições carentes como creches, abrigos, lar de idosos, hospitais, passando por pastorais de rua e missões, o Acorda propõe viver o maior dos mandamentos: o amor ao próximo.

 

Intercessão:

 

O grupo se reúne aos domingos, entre 15h e 16h, e às terças-feiras, entre 19h e 21h, e passa por formações que ocorrem pelo menos uma vez por semestre. Quem desejar fazer parte da equipe ou pedir uma oração, deve enviar um e-mail para intercessaojovem@nsrainha.com.

 

 

 

Identidade (ID):

Os encontros são realizados todos os domingos, às 16h, no Salão Paroquial. O grupo Fanuel Identidade ou simplesmente ID, surge para aquele jovem questionador, que busca respostas a respeito da fé e da Igreja. O público-alvo são aquelas pessoas que se encontram em idade universitária ou estão ingressando no mercado de trabalho, que estão enfrentando os conflitos de assumir as responsabilidades de uma vida adulta e também para aqueles que procuram se aprofundar em temas da fé.