Simplicidade, Coragem e mudanças

Amados e amadas de Deus,

Saúde e paz

No mês de dezembro celebramos um especial acontecimento: o Jubileu de Ouro de vida sacerdotal do Papa Francisco – meio século de vida dedicada à Igreja, ao Povo de Deus. A simplicidade que é sua marca nestes cinquenta anos de sacerdócio torna-se um farol. Luz que permite a cada pessoa enxergar o caminho a ser seguido no atual contexto, em que todos são desafiados a adotar novos hábitos, alicerçados nos parâmetros da ecologia integral.

É a partir da simplicidade ensinada nos evangelhos, vivida de forma autêntica pelo Papa Francisco, que o mundo se transforma. O coração simples, que não se apega ao domínio das aparências, dos bens materiais, abre-se mais para viver o amor fraterno. Desse modo, consegue vencer todo tipo de indiferença.

Com o Papa Francisco e sua experiência no seguimento de Cristo, a Igreja se renova. Seu ministério inspira a coragem para promover mudanças, ir ao encontro das pessoas, ser genuinamente uma Igreja missionária, conforme nos pede o Mestre Jesus. É tempo de renovarmos e fortalecermos cada vez mais a nossa comunhão fraterna com o Santo Padre, sucessor de Pedro, sinal vivo da unidade de nossa Igreja.

O Mestre Jesus inspire-nos sempre nessa missão.

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte

Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Veja também