Aconteceu

Notícias

Sexta Santa – Inspirar no amor personalizado, generoso e piedoso de Deus

Relações amorosas. Esse foi o tema abordado pela psicóloga Patrícia Ragone na Sexta Santa promovida pela Paróquia Nossa Senhora Rainha na noite de ontem, dia 20 de outubro. A psicóloga iniciou sua pregação citando na Bíblia o profeta Isaías 43, 4-5 (“Pois és muito precioso para mim, e mesmo que seja alto o teu preço, é a ti que eu quero! Para te comprar, eu dou, seja quem for, entrego nações, para e conquistar! Não tenhas medo, estou contigo!”), convidando os participantes a refletirem sobre questões como “o que mais alegra o coração de Deus?”, “O que é o amor dentro da perspectiva cristã?” e “Qual o amor que Deus quer que a gente construa?”.

Patrícia lembrou que existem três qualidades do amor de Deus a considerar para que possamos seguir em frente e construirmos nossas relações amorosas: o amor personalizado (Deus não banaliza o amor, Ele faz o amor único, encomendado para cada um de nós), o amor generoso (Ele não faz conta, Ele não condiciona, Ele não mede, Ele não subtrai) e o amor piedoso (Ele nos ensina a perdoar, Ele nos traz o sentimento de misericórdia). “Se Deus nos ama assim e nos deu como modelos essas três qualidades, devemos refletir se é assim que estamos amando”, disse a psicóloga.

A psicóloga lembrou que o amor é um projeto de vida e que não podemos basear o amor apenas no sentimento porque ele é muito fugaz. Como projeto de vida, o amor tem um curso e nós temos que nos preparar para as suas fases, para as suas estações, os seus ciclos, sendo que cada fase (que pode ser comparada às estações do ano, primavera, versão, outono e inverno) tem seus dois lados. “A diferença está nas pessoas que se prepararam para viver cada estação da melhor forma possível”, pontuou Patrícia.

Entre as estratégias para garantir um relacionamento equilibrado –ressaltando que as dificuldades estão presentes em qualquer relacionamento –, está a capacidade de aprovar o outro, de apreciar o outro, de trabalhar o outro no melhor dele. “Podemos experimentar nos perguntar e perguntar para o companheiro (a): ‘Em que eu posso te ajudar?”, “O que eu tenho ajudado?”, “O que eu posso fazer para tornar a sua vida mais fácil?”. Patrícia Ragone encerrou sua pregação pedindo aos participante que “simplifiquem, pois Deus quer que nós sejamos felizes no amor”.

O louvor foi conduzido pela cantora Pat Rosa, que foi acompanhada por Jairo Lopes (teclado). As edições da Sexta Santa são transmitidas ao vivo pelo YouTube (youtube.com/nsrainhatv).


Compartilhe: