Seminário “Livrai-nos do mal” – Primeiro dia

Com a igreja completamente lotada e a participação de quase mil pessoas, a Paróquia Nossa Senhora Rainha deu início na noite de ontem, dia 12 de julho, ao Seminário “Livrai-nos do mal”. A programação teve início às 19h com uma missa, presidida pelo pároco, Pe. Alexandre Fernandes. Depois, a cantora católica e apresentadora de TV, rádio e Webtv, e membro da comunidade Canção Nova, Salette Ferreira fez uma pregação sobre o tema “A soberana liberdade de Deus e o livre arbítrio do homem”. O primeiro dia foi encerrado com uma Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Em sua homilia, Pe. Alexandre falou sobre a inspiração para o tema do Seminário, que veio da última parte da oração do “Pai Nosso”, lembrando que é uma oração ensinada pelo próprio Deus. “Essa oração foi chamada por São Tomás de Aquino como a ‘oração dominical’ porque todos os domingos os cristãos rezam essa oração. “É uma oração que mexe em todos os sentidos do homem e mexe nos sentimentos do homem”.

O sacerdote disse que Jesus nos convida a ter uma relação filial com o Pai. “Mas, ao mesmo tempo, essa oração tem um sentido de horizontalidade. O Pai não é meu, não é somente seu, o Pai é nosso, é de todos nós. E onde o nome de Deus é santificado, Deus está presente”. Ainda sobre o “Pai Nosso”, Pe. Alexandre ressaltou que o Reinado de Deus é também aqui e agora, à medida em que deixamos que Deus faça a sua obra em nossa vida; e que o perdão pode fazer com quem nós nos libertemos das amarras do ressentimento, da mágoa, daquilo que os outros nos fizeram”.

Ao pregar sobre o tema “A soberana liberdade de Deus e o livre arbítrio do homem”, Salette Ferreira disse que, exatamente por nos amar tanto, por nos querer livres, Deus deu a cada um de nós a liberdade de escolha. “Ele nos passou as orientações, os mandamentos, mas temos a liberdade de escolher, de dizer sim ou não”. A missionária da Canção Nova lembrou que amar a Deus sobre todas as coisas nos liberta do mal, da idolatria, de colocar pessoas, coisas e outros deuses no lugar daquele que é o Senhor soberano da nossa vida.

Salette ressaltou que Deus nos capacita a amar aquele que não é amável, a perdoar aquele que não é perdoável. “Quando nós não perdoamos, nós nos colocamos acima de Deus. Por isso, é importante pedir a Deus para quebrar no nosso coração o mal do orgulho, para nos libertar. Ter Jesus no coração é a única solução para as divisões e para a falta de perdão”. Ela disse que esse amor que Deus tem por nós pode nos levar a uma mudança de vida, a sair do pecado. “Deus nos acolhe com misericórdia e quer libertar a nossa vida de toda a influência do maligno”.

O primeiro dia do Seminário “Livrai-nos do mal” foi encerrado por uma Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Pe. Alexandre e meditada por Salette Ferreira. O louvor foi conduzido pela cantora Demise Gomes, que foi acompanhada por Rogério D’Ávila (violão) e Maurício Lafourcade (teclados). O Seminário continua hoje com pregações de Madre Kelly e Eugênio Jorge.

Veja também