Sacramento da Crisma 2017

A Paróquia Nossa Senhora Rainha realizou na noite de ontem, dia 6 de dezembro, o sacramento da Crisma de 120 jovens e 83 adultos, que, durante o ano de 2017 se prepararam para esse momento de confirmação da fé cristã. Com a igreja lotada por crismandos, padrinhos e familiares, a missa foi presidida por Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte; e concelebrada pelo pároco, Pe. Alexandre Fernandes. O louvor foi conduzido pela cantora Denise Gomes, acompanhada por Rogério D’Ávila (violão) e Felipe Siqueira (teclados).

Em sua homilia, Dom Geovane Luís disse para os crismandos que “a partir de agora vocês são chamados a viver uma vida de intimidade com Cristo”. O bispo auxiliar lembrou que, na noite de ontem, eles seriam associados à missão de Jesus, pois “ser crismado é também ser associado ao ministério de Cristo, à missão redentora de Jesus. O crismado é aquele que segue Jesus de perto, é também aquele que é alimentado pelo Cristo e assim, fortalecido, prossegue o seu caminho”. Ele ressaltou que os sacramentos fortalecem a nossa fé, nos animam, nos colocam de pé diante da vida e dos desafios da vida.

O bispo auxiliar disse que a iniciação nas coisas de Deus, no mistério de Cristo, é para a vida inteira. “Portanto, todos nós a cada dia podemos ser reiniciados na nossa fé, reiniciados na comunhão, na amizade com Jesus Cristo”. Ele lembrou aos crismandos que, “a partir de hoje, começa uma nova etapa, a etapa de inserção maior nessa comunidade, nessa paróquia, procurando assim atingir a outros irmãos e irmãs através do anúncio do Evangelho”. E ressaltou que essa será a missão deles a partir do sacramento da Crisma, pois eles se transformaram em pescadores de vida para o Reino de Cristo.

Para um dos coordenadores, Cadu Hermeto, o dia da Crisma é sempre um momento de grande alegria. “Durante um ano foi depositado para nós, coordenadores, a responsabilidade de responder pelos crismandos. Na noite desta quarta-feira, foi o dia no qual eles deram sua própria resposta para a Igreja. Com este sinal sacramental instituído, são agora adultos na fé.”

O jovem Eduardo Uchoa, que foi crismado ontem, disse que “o ano inteiro de preparação valeu a pena, pois percebi que minha caminhada de fé foi fortalecida”. Para o jovem Antônio Victor Condez Alagia, “com a igreja lotada, foi um momento especial para a renovação da minha fé”. Os dois disseram que, no ano que vem, farão parte do GOFF, o grupo do movimento jovem Fanuel que reúne jovens de 16 a 23 anos, e que se encontra no Salão Paroquial Pedro sempre às quintas-feiras, às 19h30.

Veja também