Romaria à Basílica Nossa Senhora da Piedade

A Paróquia Nossa Senhora Rainha promoveu no dia 3 de agosto, uma romaria ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (a Padroeira de Minas Gerias), localizado na Serra da Piedade, em Caeté. Conduzida pelo pároco, Pe. Alexandre Fernandes, a romaria contou com a participação de um grupo de 150 fiéis. No local, os fiéis participaram de uma missa, presidida pelo Pe. Alexandre e concelebrada pelos padres António Vicente e Arnaldo Cézar; de uma procissão e de uma visita à ermida, onde fica a imagem de Nossa Senhora da Piedade esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Ao iniciar a celebração, Pe. Alexandre agradeceu a participação de todos os fiéis e a acolhida das freiras e de todas as outras pessoas que cuidam do Santuário, ressaltando a beleza e a tranquilidade do lugar, que “nos convida a um momento de oração e de reflexão, nos convida a escutar o que Deus quer dizer ao nosso coração”. Em sua homilia, o pároco lembrou a beleza da imagem de Nossa Senhora da Piedade, que traz o Filho morto em seu colo. “Assim como acolheu o seu filho Jesus, ela também acolhe a cada um de nós em seus braços”.

A romaria contou com a participação de um grupo de religiosos portugueses, formado por duas irmãs e sete jovens universitários e coordenado pelo Pe. Antônio Vicente, da Paróquia Alcanede, da Diocese de Santarém, em Portugal. O sacerdote português, que morou no Brasil durante dois anos, disse que a vinda desse grupo ao Brasil faz parte de um sonho dele, de um projeto, que visa trazer jovens portugueses para conhecer a realidade brasileira, principalmente a realidade da religião católica no Brasil. “Pretendo trazer outro grupo no próximo ano. Acho que essa é a primeira de uma experiência que pretende levar os jovens também a outros países além do Brasil”.

Padre Antônio Vicente, da Paróquia Alcanede, da Diocese de Santarém, em Portugal

Veja também