Retrospectiva NSRainha – Parte I

O primeiro semestre de 2017 na Paróquia Nossa Senhora Rainha e na Comunidade Bom Jesus do Vale foi marcado por muitos eventos, oração, celebrações e ações de evangelização, sempre buscando o crescimento espiritual de toda a comunidade. O mês de fevereiro teve início com a assembleia paroquial, que avaliou as ações do ano anterior e planejou aquelas que seriam efetivadas este ano. Ainda em fevereiro, sete novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) tomaram posse, todos jovens voluntários do Projeto Fanuel.

Em março, Pe. Alexandre Fernandes, juntamente com Moninha Quintero e o coordenador da Comunicação da NSRainha, Flávio Campos, visitaram a sede da TV Evangelizar em Curitiba (PR), onde se reuniram com o diretor da emissora para estabelecerem novas parcerias. Neste mesmo mês, a Comunidade Bom Jesus do Vale passou a contar com o “Cantinho do Céu”, um espaço de evangelização para crianças de 2 a 8 anos durante a missa de domingo, às 10h. Além disso, a Comunidade deu início a duas turmas de catequese infantil. No fim de março, a paróquia realizou o Congresso “Livres” 2017. A edição reuniu convidados que pregaram sobre vários temas ligados à formação humana e cristã para cerca de 1.200 pessoas.

O mês de abril, por sua vez, foi marcado por uma Semana Santa especial para a comunidade. Neste mês, Pe. Leonardo Pessoa iniciou suas atividades como novo vigário paroquial, permanecendo até setembro na NSRainha. A Paróquia realizou ainda o Encontro de Células Paroquiais de Evangelização – Curso Emaús, e as crianças da catequese receberam Bíblias dos pais.

O mês de maio começou com os jovens do Fanuel participando de uma missão na cidade de Abre Campo (cidade natal do pároco, Pe. Alexandre Fernandes), na Zona da Mata/MG. A iniciativa fez parte das ações do projeto “Acorda Meu Filho” e, além do pároco, reuniu 32 jovens que levaram fé e esperança aos mais necessitados. Os dias 12 e 13 foram marcados por muita emoção com as celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Padre Airton Freire, fundador da Fundação Terra (obra que ajuda os menos favorecidos a terem uma condição digna de vida), esteve na paróquia e conduziu o “Retiro de Espiritualidade”.

Ainda em maio, centenas de fiéis se reuniram para a 13ª edição do Seminário de Vida no Espírito Santo. No dia 26, uma triste notícia e uma grande perda: o falecimento de Pe. Dalmo Riggio, que foi por muitos anos vigário paroquial na comunidade. O sacerdote era muito querido por todos e, além das missas e trabalhos pastorais, ministrou cursos de Bíblia. Em junho, a Paróquia Nossa Senhora Rainha promoveu o Seminário de Oração e Cura Ânima. Inspirado no tema “Conhece-te a ti mesmo”, o evento reuniu cerca de 100 pessoas em momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Espiritualidade e Juventude

A Paróquia Nossa Senhora Rainha acredita e investe no trabalho de evangelização dos jovens. Por esse motivo, o primeiro semestre de 2017 foi marcado por cinco retiros organizados pelo Fanuel: Graça (para os servos do projeto), Kerigma (Crisma), Desperta-me (Master), Virtudes (Perseverança) e Ecclesiae (Goff). Ao todo, os retiros reuniram cerca de 900 pessoas, entre servos e retirantes.  Os temas foram abordados de uma maneira jovem, adequados para a realidade cotidiana dos participantes, sem deixar de lado a formação necessária.

Para o coordenador do Fanuel, Thácio Leite, os retiros são uma forma de promover a integração e a evangelização dos jovens. “Através deles, conseguimos não apenas apresentar a fé, mas também ter um momento mais próximo de acolhida, de oração e desenvolvimento da vida em comunidade. Dentro dos retiros surgiram amizades, vocações e conversões verdadeiras”, afirma o coordenador.

 

 

Veja também