Retiro “Milagres” – A nova vida que Jesus nos proporciona

“Abordar os milagres de Jesus e mostrar aos jovens como esses milagres se relacionam com a vida deles”. Essa foi a proposta do Retiro da Perseverança, com o tema “Milagres”, realizado pelo movimento jovem Fanuel da Paróquia Nossa Senhora Rainha nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, na Casa de Retiro e Acampamento MPC, em São Sebastião das Águas Claras. O Retiro, que reuniu cerca de 400 jovens, sendo 320 perseverantes e 80 servos, teve início na sexta-feira (dia 8) às 14h e terminou no domingo, às 17h, com um momento especial com o pároco, Pe. Alexandre Fernandes, seguido da participação na missa das 17h45 na NSRainha.

O coordenador da Perseverança, Henrique Klein, contou que a ideia de abordar os milagres de Jesus foi mostrar aos jovens como eles trazem uma mensagem e um ensinamento por detrás e como estão relacionados com a vida deles. Klein disse que, ao falar sobre o milagre de “Andar sobre as águas”, por exemplo, “nós abordamos o medo e a necessidade de ter confiança em Jesus diante das necessidades da vida”.

O Retiro também abordou outros milagres, como o “Da mulher que toca no manto de Cristo” e o “Da cura da mão ressequida no dia de sábado”, quando os coordenadores falaram sobre como devemos estar sedentos pela graça de Deus em nossa vida e não deixar que os limites nos impeçam de chegar até Ele. Ao abordar a “Cura do amigo paralítico” e a “Cura do criado do centurião romano”, eles mostraram que esses dois milagres se relacionavam porque não aconteceram por meio da fé de quem foi curado, mas por meio da fé daqueles próximos a eles. “Dessa forma, a nossa fé pode promover um milagre na vida do outro e que cabe à nós levá-los até Jesus”.

A “Cura da orelha de Malco”, que era um dos servos que foram prender Jesus antes da sua condenação e que teve a orelha decepada por Pedro, possibilitou aos coordenadores abordar com os jovens a importância do relacionamento com aqueles que apresentam ideais diferentes dos nossos, mostrando como “nós precisamos agir como Jesus, sendo mansos e humildes de coração”.

Além das dinâmicas sobre esses milagres, o Retiro teve quatro grandes pregações: “O primeiro milagre: a transformação da água em vinho”, por Marcello Fernandes, da equipe da Perseverança; “Milagres ordinários e extraordinários”, por Henrique Klein, um dos coordenadores da Perseverança; “Quando o milagre não vem”, por Thácio Leite, coordenador do Fanuel; e “O maior dos milagres: a nova vida que Jesus nos proporciona”, por Cadu Hermeto, coordenador da Crisma Fanuel.

Os jovens da Perseverança se reúnem todas as terças-feiras, às 19h, no Salão Paroquial Pedro. O último encontro do grupo será amanhã, dia 12 de dezembro, e o retorno será em fevereiro de 2018. Podem participar jovens que tenham entre 10 a 15 anos e que tenham feito a Primeira Comunhão.

Veja também