Quarta-feira da Semana Santa

Quarta-feira da Semana Santa – Jesus Cristo nos salvou pela Cruz

 

Dando sequência às meditações da Semana Santa, a Paróquia Nossa Senhora Rainha realizou na noite de quarta-feira, dia 28, a Santa Missa e a Solene Via Sacra.

Antes de iniciar a reflexão sobre os momentos finais da vida de Jesus, no caminho até o calvário, padre Alexandre Fernandes, pároco da NSRainha, pediu aos fiéis que a realizassem em profundo clima de silêncio e oração. Além disso, o sacerdote lembrou aos presentes a tradição de acompanhar a via sacra. “Esta antiquíssima e piedosa tradição é uma forma profunda de acompanhar os passos de Jesus, que também é chamada de Via Crúcis (“Caminho da Cruz”)”, explicou o pároco.

Em seguida, todos se dirigiram para a parte de fora da Igreja, onde acompanharam a leitura da Palavra e as meditações das quatorze estações da Via sacra.

A Via Crúcis narra a Paixão de Cristo, que corresponde ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a Cruz desde Pretório até ao Calvário.

Ao falar sobre a Via Sacra, Pe. Alexandre lembrou as palavras de Santo Agostinho, tiradas do seu comentário ao Evangelho de João (2, 2), “De fato, ninguém pode atravessar o mar do século presente, se não é levado pela cruz de Cristo… Não abandones [pois] a cruz, e a cruz te levará”.

A Publicitária Alessandra Rodrigues contou que deseja vivenciar uma Páscoa diferente este ano. “Quero me sentir mais próxima de Deus nesta Páscoa, por isso é importante viver bem os ritos da Semana Santa”. Para a administradora Simaria Macedo, vivenciar a Semana Santa é uma oportunidade de “intimidade com Deus e um aprofundamento da fé”.

A Santa Missa e a Solene Via Sacra também foram presididas nesta quarta-feira pelo Pe. Arnaldo Cézar, vigário da NSRainha, na Comunidade Bom Jesus do Vale.

 

Veja também