Retrospectiva NSRainha – Pastoral Social

Motivada pela vontade de servir a Deus e ao próximo e agindo segundo os ensinamentos da Palavra, a Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora Rainha continua contribuindo para transformar a vida de crianças, jovens e adultos por meio de projetos sociais desenvolvidos na Paróquia Nossa Senhora do Morro, no Aglomerado Santa Lúcia (adotada como paróquia-irmã), e no bairro Olhos D’Água. Veja um balanço dessas ações em 2017.

PROJETO THALITA KUM – O Projeto, que é uma iniciativa do Serviço Social do Centro de Saúde Santa Rita de Cássia, atua na melhoria da qualidade de vida de pessoas acamadas ou portadoras de necessidades especiais.  Atende cerca de 44 pessoas, em sua maioria idosos do Aglomerado Santa Lúcia. A Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora Rainha é uma das mantenedoras do projeto e doou, em 2017, um total de 31.590 fraldas, sendo parte comprada pela paróquia e parte fruto de doações de paroquianos e amigos, como resultado de campanhas efetuadas ao longo do ano.

 APOIO A CASA DE MARIA – Durante todo o ano de 2017, com o apoio da comunidade, a NSRainha contribuiu com alimentos para manutenção do projeto Casa de Maria. A instituição, que fornece 700 pratos de comida por dia, vem mantendo o desafio de alimentar pessoas carentes do aglomerado da Serra.

BAZAR SÁ RAINHA – A renda obtida pelo Bazar de março a novembro foi doada à Paróquia Nossa Senhora do Morro e utilizada para benfeitorias na comunidade do Aglomerado do Morro do Papagaio, para a compra de remédios para algumas crianças e para ajudar na construção da capela do Santíssimo da Paróquia.

APOIO AO HOSPITAL SOFIA FELDMAN – A coleta de vidros com tampas de plástico pelo projeto “Amor e vidros”, que são enviados para a reciclagem, possibilitou uma boa ajuda para o Hospital Maternidade Sofia Feldman, em Belo Horizonte, que é uma das maternidades que mais realizam partos em Minas Gerais.

APOIO A ASSOCIAÇÃO SOU DO BEM – Criada oficialmente em março de 2017, a Associação tem a função de promover a vida e a dignidade humana das pessoas privadas de liberdades e de quem vive em risco e vulnerabilidade social e tem atualmente duas unidades produtivas geradoras de renda instaladas na APAC de Nova Lima: uma fábrica de brindes, que produz, entre outras coisas, brindes para o Seminário Homens e Mulheres realizado pela NSRainha; e uma fábrica de hóstias, que produz para a NSRainha (igreja do Belvedere e Comunidade Bom Jesus do Vale) e para a Paróquia São José Operário, em Honório Bicalho.

OFICINA ARTESANAL NOSSA SENHORA DA GUIA – Mesmo diante das dificuldades, a Oficina, que conta com o trabalho de mulheres idosas, conseguiu em 2017 apresentar três novos produtos: tapete de pompom, guardanapos com bico de crochê e bolas de Natal.

PROJETO DE OLHO NO FUTURO – Nas atividades realizadas pelo Projeto nas manhãs de sábado em 2017, as (20) crianças se divertiram e aprenderam muito sobre vários temas: alimentos e nutrição, meio ambiente, Bíblia, poesias e rimas, profissões, corpo humano, desafios matemáticos, entre outros.

CURSO DE INGLÊS – Para o Curso, que tem como objetivo ensinar a língua inglesa para crianças e adolescentes carentes da Paróquia Nossa Senhora Mãe do Redentor, no bairro Olhos D’Água, o ano de 2017 foi rico e proveitoso: as aulas foram encerradas com 38 alunos frequentes, distribuídos em quatro turmas. No encerramento, um momento de grande emoção quando eles cantaram para os pais a canção de Natal “Merry Christmas”.

PROJETO ASSESSORIA JURÍDICA – Com o objetivo de atender às demandas da comunidade do bairro Pilar, em Belo Horizonte, o Projeto conta com o trabalho voluntário de advogados que realizam atendimento sempre às quintas-feiras. Em 2017, foram encerrados seis processos de 2016 e realizados 23 novos atendimentos (sendo destes, 18 novas ações judiciais), fechando o ano com o total de 27 ações em andamento.

PROJETO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR – Desenvolvido na Escola Estadual Dona Augusta Nogueira, na Comunidade do Morro do Papagaio, em 2017 o Projeto levou atendimento psicopedagógico, psicanalítico, psicoterápico e ensino individualizado em sala de aula, a 24 crianças, com idades entre 8 e 11 anos, matriculadas no 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. No decorrer do ano, foram agendados 325 atendimentos individuais em psicopedagogia em consultório particular e na própria escola. O Projeto encerrou o ano com a alfabetização de três dos sete alunos que participaram dos atendimentos em sala de aula. Dos 12 alunos atendidos pela psicopedagoga, quatro estão alfabetizados e um já ganhou alta dos atendimentos.

APOIO AO LAR DA VOVÓ – Com 11 anos de existência, o Projeto oferece às 40 idosas da instituição visitas mensais (realizadas todo último sábado de cada mês), com o intuito de proporcionar escuta, carinho, amor, alegria e recreação própria para a faixa etária delas. Além disso, em 2017 o Projeto buscou também atender à demanda material, levando doações dos produtos mais necessários no momento de cada visita.

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS – Em 2017, o V Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos formou mais 14 alunos, que frequentaram 112 horas/aula, entre teoria e prática, em instituições que acolhem idosos. Trata-se de um curso completo com um quadro de 13 professores com especialização, mestrado e doutorado, prática supervisionada, exigência de 100% de frequência e suficiência para receber o certificado.

PROJETO SOL MAIOR – No ano que se encerra, o Sol Maior teve a participação de 24 alunos da Escola Estadual Dona Augusta, no Aglomerado Santa Lúcia; e de 28 alunos da Escola Municipal Ulysses Guimarães, no bairro São Pedro. A professora Sarah trabalhou muito com eles a afinação, o inglês, a dicção, a respiração e ritmo, além de técnica de canto.

FUNDAÇÃO SARA ALBUQUERQUE – Em 2017, a Pastoral Social apoiou a instituição, que proporciona acolhida e apoio à crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes responsáveis. O apoio foi realizado por meio de doações de frutas e legumes e da participação de voluntárias na organização de missas, novenas de Natal, Terço Mariano e Terço da Misericórdia, e no suporte espiritual aos familiares e assistidos que se encontram na casa.

PROJETO “COMO PREVENIR ACIDENTES DOMÉSTICOS E COMO TRATÁ-LOS” – Em 2017, o Projeto possibilitou o treinamento e orientação de 25 pessoas em dois cursos ministrados: um para a comunidade do bairro Olhos D’água e o outro para os alunos do curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos.

PROJETO ACORDA MEU FILHO – Desenvolvido pelo movimento jovem Fanuel da Paróquia Nossa Senhora Rainha com o objetivo de “levar o amor de Deus para as pessoas”, o Acorda realiza ações em diversas frentes, com constantes visitas a asilos, creches, abrigos de adolescentes e crianças e moradores em situação de rua, além da distribuição de alimentos a pessoas carentes e da promoção de gestos mais simples, mas que tocam também o coração das pessoas, como a distribuição de flores nas ruas. No ano de 2017, os jovens realizaram duas grandes missões: a primeira em abril, na cidade de Abre Campo, terra natal do pároco, Pe. Alexandre Fernandes, onde levaram formação e testemunhos sobre o amor de Deus para a comunidade local; e a segunda no dia 16 de dezembro, na comunidade do Acaba Mundo, em Belo Horizonte, levando carinho, atenção, acolhida e mais de 530 cestas básicas para os moradores.

 

Veja também