Pastoral da Escuta e Oração – Olhar sempre com o olhar de Jesus

Prestar um serviço voltado ao atendimento de pessoas que estão em sofrimento e que precisam conversar, desabafar e receber oração, olhando sempre com o olhar de Jesus. Esse é o objetivo da nova pastoral da Paróquia Nossa Senhora Rainha: a Pastoral da Escuta e Oração. O pároco, Pe. Alexandre Fernandes, realizou na missa das 12h do domingo, dia 24 de junho, a cerimônia de investidura dos sete primeiros ministros da Escuta e Oração, que iniciam os atendimentos esta semana.

Pe. Alexandre lembra que muitas vezes as pessoas precisam ser escutadas e precisam de alguém para rezar por elas. “Não se trata de um atendimento psicológico, embora tenhamos psicólogos entre os servos da Pastoral da Escuta e Oração. Se trata de ouvir com os ouvidos e o coração a dor dessas pessoas, dar colo e carinho e orar por elas”, disse o pároco.

O sacerdote ressalta que os servos na nova Pastoral foram preparados e formados em duas bases muito sólidas: com o precioso ensinamento do magistério da Igreja e formadas no Evangelho. Durante a cerimônia de investidura, Pe. Alexandre lembrou aos novos ministros que “Deus os chamou para essa nobre missão de abrir o coração para escutar, um gesto que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Por isso, os símbolos de vocês serão o terço e o crucifixo”.

A Pastoral da Escuta e Oração será coordenada pela psicóloga Andrea Scarpelli, do Grupo de Oração Anima Christi. Ela explica que a nova pastoral é voltada para o acolhimento, a escuta e a oração; e tudo com muito sigilo e ética. “As pessoas que precisam expressar, falar sobre o que elas estão vivendo, as situações, os conflitos, e muitas vezes não encontram um ouvido para escutar”.

Andrea lembra que será um plantão de escuta, não precisa marcar na secretaria. O atendimento será feito em ordem de chegada. Os interessados devem comparecer na secretaria e serão encaminhados até a sala de atendimento pelos servos da Pastoral. O atendimento será nas terças e sextas-feiras, de 14h30 às 17h; e no sábado, de 9h às 12h.

Veja também