Artigo – Onde é a fila para ver Jesus? – Prof. Antônio de Oliveira

Prof. Antônio de Oliveira
antonioliveira2011@live.com

Clima de Natal! Espírito de Natal? Nem tanto! Onde neva, está começando a nevar. Superlotação nos shoppings. Clientes escolhem seus presentes. Crianças aguardando, numa fila, para uma foto com o Papai Noel; noutra fila, ansiosas, pressionam os pais a comprarem os presentes que elas adoram. Fila nos caixas das lojas e do estacionamento. Filas na Praça de Alimentação. Filas para validar notas fiscais e ter direito a sorteio.

Com emoção e alegria, um menino aparece, puxa a blusa da mulher, olha para cima e pergunta: Onde está a fila para ver Jesus? Ele está aqui no shopping? Não consigo encontrar! Se foi Jesus que nasceu no Natal, hoje é aniversário de Jesus. Por que não o vemos mais?

Perplexa diante da criança e de sua inesperada e embaraçosa pergunta, a mulher volta-se para lhe agradecer a profunda indagação e sutil indignação. Ele não está mais. Teria sido um anjo a anunciar, não mais aos pastores, mas aos compradores: ”Porque nos nasceu um menino, um filho nos foi dado, o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da Paz”. Os olhos daquela mulher se encheram de lágrimas. Jesus nasceu para dar sua vida por mim, Papai Noel traz apenas presentes.

Num piscar de olhos, ao som da trombeta, todos nós vamos ficar na fila do apocalíptico grande trono branco, diante do qual “toda língua confessará ao Senhor, todo joelho se dobrará, mas aquele que a ti escolher, o tesouro maior terá. Vem…” Mas onde mesmo está, neste mundo de templos de consumo, a fila para ver Jesus? Essa é a pergunta que faz Becky Kelley na canção “Where’s the line to see Jesus?” (https://www.youtube.com/watch?v=OExXItDyWEY)

Também, pergunto eu, sem demonizar o consumo mas também sem deixar de divinizar o evento cristão. Ou, pelo menos, não me excedendo num feriado de estradas de trânsito perigoso.

Um feliz Natal. Fique na fila, diante do presépio, para ver Jesus.

Veja também