NSRainha promove curso sobre “Nascimento do Cristianismo”

A Paróquia Nossa Senhora Rainha realizou no sábado, dia 5, o curso “Nascimento do Cristianismo”. A formação reuniu 200 pessoas no salão Pedro e foi ministrada por Damián Mosche Pessah, que mora em Israel e trabalha há mais de 30 anos como guia turístico. É ele quem acompanha os grupos da NSRainha nas viagens à Terra Santa.

O curso na paróquia foi dividido em dois módulos: “Velho Testamento e Terra de Israel” e “Novo Testamento e Terra de Israel”. Na primeira parte Damián apresentou um panorama geográfico, explicando o clima e a topografia que compõem a região da terra prometida. Na segunda etapa, o guia apresentou o Novo Testamento dentro do panorama profético, abordando a história dos quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) e trazendo informações sobre a cidade de Nazaré – uma aldeia de camponeses de maioria analfabetos e lugarejo onde Jesus passou a infância.

“A região de Israel é um local cercado de água e das sete espécies simbolicamente importantes nas escrituras. Representa para o povo comida, descanso e água”, explica Damián. O guia continua: “As sete espécies são: O trigo e a cevada, que produzem o pão; as videiras, que produzem o vinho; as figueiras, cujo fruto é consumido por inteiro e isso representa como deve ser a relação do Homem com a Palavra; Romeiras, que simbolizam a abundância, a riqueza e a fertilidade; Oliveiras, numa analogia com a luz de Deus, uma vez que o óleo é extraído das azeitonas e colocado nas lamparinas para acende-las e vencer a escuridão e; Tâmaras, símbolo da justiça divina”.

Damián, afirmou que é uma alegria estar na paróquia, pois “aqui na NSRainha me sinto em casa” e contou que a ideia do curso partiu do “desejo das pessoas de entender mais sobre as origens do cristianismo e da Terra Santa”. Para o administrador Frederico Ribeiro, a NSRainha mais uma vez se destaca por “promover cursos que ajudam na formação cristã”. A médica Patrícia Large está com viagem marcada para Israel, e diz que essa foi uma excelente oportunidade de apreender sobre o local, antes de embarcar.

 

Veja também