Novena dá início à Festa da Padroeira

A Festa da Padroeira teve início com a Oração do Terço, conduzida pelo pároco, Pe. Alexandre Fernandes

“Maria, Rainha e Medianeira da Paz”. Inspirada nesse tema, a Paróquia Nossa Senhora Rainha deu início na noite de ontem, sexta-feira, dia 11 de agosto, à novena que antecede a Festa da Padroeira deste ano e que começou com uma Oração do Terço e uma celebração eucarística, presidida pelo pároco, Pe. Alexandre Fernandes. Ontem, os participantes receberam de presente um crucifixo com um cordão e uma “conta”, que forma o terço. A cada dia da novena, eles ganham uma nova “conta”, formando as dez na Festa da Padroeira, dia 22 de agosto.

Durante os nove dias, haverá sempre orações do Terço e missas às 19h durante a semana e às 12h nos sábados, com encerramento no dia 21. A novena e será interrompida nos domingos (dias 13 e 20). No dia 22, a Paróquia celebra a Festa de Nossa Senhora Rainha com uma programação mais extensa: Oração do Terço, procissão luminosa, missa presidida por Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de BH; e Grupo de Oração com a Dra. Filó.

Em sua homilia, Pe. Alexandre lembrou que a partir do Evangelho de hoje (Mateus 16, 24-28) nós podemos entender que Maria viveu na plenitude daquilo que foi anunciado pelo seu filho Jesus, pois Jesus disse: “se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo e tome a sua cruz e me siga”. O sacerdote disse que Maria viveu uma vida de entrega, de esvaziamento dela mesma, se colocando totalmente nas mãos de Deus. Com base no exemplo de Maria, o pároco convidou os participantes a refletirem sobre “quais renúncias devemos fazer para estarmos a serviço de Jesus?”.

A paroquiana Maria Carolina Scaranti, que participa pela primeira vez da Festa da Padroeira, disse que a novena é muito importante para ela. “Para mim, Nossa Senhora nos dá um rumo na vida, ela nos guia em todos os momentos da nossa vida. É por meio da mãe que nós chegamos ao Filho”. Ela contou que sua família participa das missas e eventos na Paróquia Nossa Senhora Rainha e disse que vai fazer um pedido especial para o filho e o marido.

A novena também é um momento especial para a paroquiana Rossele Lage Lacerda, que pretende, junto com o marido, participar de todas as orações do Terço e das missas. “Eu e meu marido já participamos de missas e de vários grupos de orações (“Ânima”, da Dra. Filó) e queremos aproveitar mais esse momento para fazermos juntos as nossas orações”. A novena continua hoje, dia 12, sábado, com Oração do Terço (12h), seguida de missa (12h30).

Pe. Alexandre presidiu a primeira celebração eucarística da Novena em honra à Nossa Senhora Rainha

Os participantes receberam de presente um crucifixo com um cordão e uma “conta”, que forma o terço. A cada dia da novena, eles ganham uma nova “conta”, formando as dez na Festa da Padroeira, dia 22 de agosto

Para a paroquiana Maria Carolina Scaranti, “Nossa Senhora nos dá um rumo na vida, ela nos guia em todos os momentos da nossa vida”

“Eu e meu marido já participamos de missas e de vários grupos de orações (“Ânima”, da Dra. Filó) e queremos aproveitar mais esse momento para fazermos juntos as nossas orações”, disse a paroquiana Rossele Lage Lacerda

Veja também