Aconteceu

Notícias

Escola para Casais/Segundo módulo – A importância de orarmos juntos

A Paróquia Nossa Senhora Rainha realizou no último fim de semana, no Salão Paroquial Pedro, o segundo módulo da Escola para Casais, que teve início na noite de sexta-feira, dia 27 de outubro, e terminou com uma missa de encerramento no domingo, às 12. O evento teve pregações do pároco, Pe. Alexandre Fernandes, e da Dra. Filó; palestras da psicóloga Patrícia Ragone; e um testemunho de fé do casal Ellen Braga e José Velloso. Com a participação de cerca de 80 casais, o módulo deu sequência ao primeiro, realizado no fim de agosto.

Na sexta, Pe. Alexandre pregou sobre o tema “Serão uma só carne”. Em seguida, Patrícia Ragone apresentou o tema “O que é o amor verdadeiro? ”. A psicóloga traçou um paralelo entre o amor possesivo e o amor doação (verdadeiro), reforçando que “o verdadeiro amor esquece tudo que não é proveniente do Amor”.

Na parte da manhã de sábado, a primeira pregação foi da Dra. Filó, sobre “Espiritualidade conjugal e familiar”. Ela disse que é muito importante que o casal tenha espaço para discutir a vida espiritual. “O casal deve se reunir diante de Jesus e colocar diante d’Ele as dificuldades, os desafios, as alegrias”. Com relação aos filhos, a pediatra ressaltou que “como vamos ensinar a eles alguma coisa sobre Deus se eles não nos veem rezar, orar, com o terço ou a Bíblia nas mãos”? Em seguida, Pe. Alexandre falou sobre a importância de “Orarmos juntos”.

Na parte da tarde, a psicóloga Patrícia Ragone fez três palestras. Na primeira, ela abordou o tema “Para ajudar na solução de conflitos: fortalecer a comunicação”. Ela ressaltou que o conflito faz parte das nossas vidas e citou quatro fatores que não contribuem para fortalecer o relacionamento: crítica (quando nós rotulamos o outro), defesa (começar a comunicação através de “você”), desdém (se achar superior ao outro) e obstrução (silêncio, ficar sem conversar, sem se tocar).

Depois, a psicóloga falou sobre o tema “A dimensão erótica do amor: como construir a intimidade efetiva-sexual”. Ela lembrou que, para uma noite de comunhão efetiva sexual, o casal deve começar a preparação desde a manhã a nutrir essa comunhão e que “os casais que se conhecem melhor um ao outro, têm mais chances de terem uma vida sexual mais efetiva”. A terceira palestra da Dra. Patrícia Ragone foi sobre o perdão (“Perdoar ou não perdoar, eis a questão”). Ela ressaltou que todo casal deve convidar o perdão para chegar primeiro, lembrando que Jesus nos ensinou a perdoar quantas vezes forem necessárias.

Antes da última palestra, os participantes ouviram um testemunho do casal Ellen Braga e José Velloso, que falou sobre a caminhada de fé deles e da importância de abrir o coração para que Deus entre no relacionamento. A psicóloga encerrou a dia falando “Breves palavras sobre separações e como prevenir”, ressaltando que a nulidade do casamento somente deve ser pensada em casos extremos. O louvor foi conduzido pela cantora Lucimare Nascimento, acompanhada por Rogério D’Ávila (violão), Gustavo Carvalho (baixo) e Otávio André (bateria).


Compartilhe: