Curso capacita mais uma turma de cuidadores de idosos

A Paróquia Nossa Senhora Rainha, por meio da sua Pastoral Social, realizou na manhã de hoje, dia 25 de agosto, a entrega dos certificados de conclusão para mais uma turma do Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos. Os certificados foram entregues a 9 alunas e um ano que, durante quatro meses, cumpriram uma carga horária de 120 horas/aula, sendo 84 horas de teoria e 36 de prática em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Essa é a sexta edição do Curso, que já formou mais de 80 alunos, muitos deles já inseridos no mercado de trabalho.

O curso é oferecido gratuitamente a pessoas carentes dos aglomerados da Serra e do Santa Lúcia e do bairro Olhos D’Água e é realizado nas instalações da empresa FF Seguros, no Centro de BH. As aulas são ministradas por professores voluntários, sendo a maioria com doutorado, mestrado e pós-graduação. Considerado um dos mais completos de BH, o Curso inclui 18 disciplinas, entre elas enfermagem, geriatria, nutrição, fisioterapia gerontológica, avaliação e reabilitação neuropsicológica, entre outras.

Para ajudar os alunos na inserção no mercado de trabalho, a Pastoral Social da NSRainha fez uma parceria com a Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (ACI-MG) e todos os alunos são cadastrados no site da Associação. A coordenadora do Curso, Cristina Chiari, explica que, para evitar a perda de conteúdos importantes para a formação dos alunos, é exigida a frequência de 100% das aulas. “O aluno que, por motivo justo, não completou todas as disciplinas, terá a oportunidade de frequentar o curso seguinte para repor o que foi perdido”.

A coordenadora da Pastoral Social da NSRainha, Cláudia Chiari, disse que o Curso, além de cumprir o objetivo principal da Pastoral de servir a Deus e ao próximo com alegria, oferece a possibilidade de transformar a vida das pessoas. “É uma alegria muito grande para nós, pois estamos oferecendo para eles um dos melhores, senão o melhor curso de cuidadores de idosos de BH”. Cristina Chiari ressalta que a realização do Curso se inspira no “cuidar com amor, fazendo o melhor dentro do que nos foi ensinado por Jesus Cristo: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo’”.

Para Christiano Eduardo Costa, único aluno do Curso, a oportunidade foi um aprendizado de vida. “São ensinamentos vindo de professores muito capacitados. Um aprendizado que vou levar para a minha vida inteira”, disse ele. A aluna Rosangela Aparecida Ataide, que já cuida de uma pessoa idosa, participou do curso com o objetivo de se qualificar mais. “Com todo esse aprendizado, acho que agora estou apta a cuidar melhor”. A jovem Katrine Santoa Aguiar, de apenas 21 anos, disse que o Curso “mudou o meu conceito, a minha visão sobre as pessoas e me incentivou a querer aprender mais e pretendo fazer o curso superior de enfermagem”.

Veja também