Aconteceu

Notícias

Cuidadores de idosos recebem certificados

Formandos do V Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos e as coordenadoras Cristiana Chiari e Cláudia Chiari

Após participarem durante mais de quatro meses do V Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos, promovido pela Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora Rainha, 14 alunos das comunidades do Aglomerado da Serra, Aglomerado Santa Lúcia e Olhos D’Água receberam no último sábado seus certificados e foram cadastrados na Associação dos Cuidadores de Idosos (ACI), o que aumentam as suas chances de inserção no mercado. A cerimônia de entrega foi no auditório da empresa FF Seguros, que cedeu o espaço também para a realização do Curso, que teve a carga horária de 112 horas/aula incluindo teoria e prática.

Os alunos receberam seus certificados (junto com “Os Dez Mandamentos do Amor ao Idoso”) das mãos da coordenadora da Pastoral Social, Cláudia Chiari, que ressaltou a satisfação que a Pastoral tem em proporcionar uma formação que vai capacitá-los a exercer “essa nobre profissão de cuidar do próximo, com conhecimento profissional e com carinho, lembrando que tudo tem um propósito de Deus”. A coordenadora do Curso, Cristina Chiari, parabenizou a todos pela persistência e dedicação, agradeceu a dedicação de todos os professores e desejou a todos muito sucesso na vida e na profissão.

Com duração de quatro meses, o Curso incluiu aulas teóricas e práticas, que foram ministradas sempre aos sábados (para que a pessoas que trabalham pudessem fazer o curso) pela manhã e à tarde por 14 professores, a maioria com mestrado e doutorado. Cristina Chiari explica que “é exigida a frequência de 100%, com avalição comportamental como interesse, participação, relacionamento com professores e colegas, respeito ao horário, o que já configura o perfil exigido para o futuro trabalho”. A segunda parte da avaliação é feita por meio da elaboração de um Estudo Dirigido de cada disciplina, num total de 16 temáticas.

Aldomiro Souza dos Santos, um dos formandos, conta que o seu interesse em participar do V Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos surgiu da necessidade de cuidar melhor do seu pai, de 85 anos. “Queria aprender a cuidar corretamente, saber como proceder. Foi um aprendizado muito importante que, além de me ajudar no dia a dia com o meu pai, me abriu portas para uma nova profissão”, disse ele.

Para Ione Maria de Araújo Silva, que é missionária e está de partida para uma missão em Madagascar, na África, o Curso representa “mais uma habilidade que passo a ter para ajudar as pessoas”. Ela elogiou o conteúdo e os professores. “São profissionais de alto nível, que nos ensinaram numa linguagem simples e muito humana”. Em todas as suas edições, o Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos já formou cerca de 80 pessoas.

Aldomiro Souza dos Santos: “O Curso vai me ajudar a cuidar melhor do meu pai e me abriu portas para uma nova profissão”

A missionária Ione Maria de Araújo Silva vai levar o conhecimento para uma missão em Madagascar, na África


Compartilhe: