Crisma Fanuel: Cerca de 200 jovens participam do retiro

A Paróquia Nossa Senhora Rainha realizou nos dias 6, 7 e 8 de abril o primeiro retiro do grupo de Crisma Fanuel, que ocorreu na casa de Acampamento MPC, em Nova Lima. Durante o encontro, cerca de 200 crismandos participaram de momentos de formação e espiritualidade baseados na experiência do Kerigma (primeiro anúncio), através de seis temas: Amor de Deus, Pecado e Salvação, Senhorio de Jesus, Espírito Santo, Fé e Conversão e História da Salvação. Os temas foram abordados de uma maneira jovem, adequando-os para a realidade cotidiana dos adolescentes, sem deixar de lado a formação necessária.

Durante o retiro, a equipe de Crisma realizou diversas dinâmicas e pregações com o intuído de promover momentos de espiritualidade e entrosamento. Para isso, foram utilizados os diferentes espaços do acampamento para atingir os corações dos jovens. Um dos momentos marcantes ocorreu na trilha da casa de retiro: a dinâmica da “Piscina de Siloé” – que representa o milagre de Jesus em um cego de nascença. Os jovens foram vendados, sujados com um pouco de barro e chamados a caminhar até um riacho para lavar os seus rostos. Segundo Elisa Ragone, uma das coordenadoras da Crisma, nessa dinâmica o “barro representa os nossos pecados, que só é limpo quando o lavamos em Deus”.

Outro momento especial ocorreu no sábado à noite, quando os jovens participaram de um momento de oração e partilha ao redor da fogueira. “Nesse momento o servos puderam conhecer mais os crismandos, além de ser uma oportunidade para os jovens relembrarem músicas antigas da Perseverança – grupo que costumavam participar antes da Crisma”, afirmou Elisa.

Para a crismanda Ana Paula Oliveira, participar do retiro Kerigma 2018 foi uma experiência indescritível. “Amei sentir o amor de Cristo e não quero sair dessa paz nunca. Agradeço a todos pelos momentos vividos nesse encontro”, afirmou a jovem. O crismando Pedro Ávila Fabrini conta que participar da Crisma está sendo uma oportunidade maravilhosa. “Em momento algum pensei que gostaria tanto da crisma, mas Deus me indicou um caminho surpreendente e me fez perceber o quão perdido estava sem Ele. Muito obrigado por terem sido luz no meu caminho nesse retiro”.

 

Veja também