Corpus Christi – Jesus permanece conosco

Com a igreja completamente lotada, a Paróquia Nossa Senhora Rainha celebrou na noite de ontem, dia 31 de maio, a solenidade de Corpus Christi. A programação teve início às 18h, com uma missa presidida pelo pároco, Pe. Alexandre Fernandes, e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Arnaldo Cézar. Após a celebração, os fiéis seguiram em procissão eucarística e, em seguida, participaram da benção do Santíssimo Sacramento. O louvor foi conduzido pelas cantoras Denise Gomes e Lucimare Nascimento.

Ao iniciar a celebração eucarística, Pe. Alexandre lembrou que trata-se de uma solenidade reparadora, por todas as vezes que não demos o devido valor de Jesus presente no Santíssimo Sacramento, achando que comungamos apenas o pão abençoado, e esquecemos que comungamos o próprio Senhor. “Por isso, devemos pedir perdão à Deus pelos nossos pecados, pelas vezes em que participamos da celebração eucarística voltados para outros lugares e não nos mantemos juntos no nosso olhar para o Senhor, para este altar, para o encontro com Ele”.

Em sua homilia, o pároco disse que todo sacramento produz em nossa alma instrumentos da graça de Deus e que na Santa Eucaristia nos é dado o autor da própria graça: Jesus Cristo, Nosso Senhor, que se faz presente de uma forma real, verdadeira e plena. Pe. Alexandre lembrou também que “hoje é uma festa de agradecimento, pelo presente dado a nós, pois Jesus continua no nosso meio, permanece conosco, mediante o maior sacramento de todos: o da Eucaristia”.

Corpus Christi
Baseado em tradições católicas, o Corpus Christi é um dia de “guarda” importante no calendário da igreja. É o dia do “pão da vida”, o “pão descido do céu”, que sacia plenamente. Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias; uma para ser consumida e a outra para ser adorada pelos participantes e que permanece na igreja como sinal da presença viva de Jesus.

Veja também