Coral do Projeto Sol Maior se apresenta na NSRainha

Quem esteve na missa das 12h do domingo do dia 8 de julho, teve a oportunidade de assistir a uma apresentação especial do coral das crianças que fazem parte do Projeto Sol Maior, que é uma parceria entre a Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora Rainha, a Coordenadoria da Infância e da Juventude – COINJ e a Paróquia Nossa Senhora do Morro, no Aglomerado Santa Lúcia, e tem como objetivo promover a iniciação musical para crianças e adolescentes moradoras do Aglomerado Santa Lúcia vivendo em situação de risco e vulnerabilidade social.

Ao convidar os paroquianos ao final da celebração eucarística para assistirem à apresentação do coral, o pároco, Pe. Alexandre Fernandes, lembrou a importância do dízimo para todas as obras sociais que a Paróquia Nossa Senhora Rainha cuida e apoia, incluindo o grupo de crianças que iria cantar em seguida. A apresentação do coral teve a participação de 46 crianças, que foram regidas pela maestrina Renata Cicarini e acompanhadas pelo músico Fred Natalino nos teclados.

O projeto Sol Maior, que inclui orquestra e coral, reúne 75 crianças e adolescentes (com idades entre 5 e 16 anos) do Aglomerado Santa Lúcia, oriundas da Escola Estadual Dona Augusta Nogueira, da Escola Municipal Ulisses Guimarães e do Núcleo da Coordenadoria de Infância e Juventude (COINJ) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Renata Cicarini explica que, para atender a todas as crianças, os ensaios são de duas horas, duas vezes por semana e realizados de acordo com os turnos escolares. “As crianças adoram participar e se empenham bastante no aprendizado da afinação, do inglês, da dicção, da respiração e do ritmo, além de técnica de canto. Fazemos apresentações diversas atendendo demandas do Tribunal de Justiça, da comunidade, como em festas da família, das escolas, e em paróquias, como a que fizemos hoje aqui na Nossa Senhora Rainha. Sempre com muito prazer”.

O coral do Projeto Sol Maior foi regido pela maestrina Renata Cicarini

Veja também