Contagem terá seu primeiro Santuário Arquidiocesano

Comunidades de fé celebram a criação do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa). Será o primeiro Santuário da cidade de Contagem e o 12º da Arquidiocese de Belo Horizonte.
No dia 12 de outubro, Celebração de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, às 17h, o arcebispo dom Walmor preside Missa de instalação do Santuário, na Praça Nossa Senhora da Conceição, 150, bairro Novo Eldorado, em Contagem.
A missão do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida é contribuir para que fiéis vivenciem a espiritualidade cristã católica, ser referência na acolhida aos peregrinos e fortalecer a devoção Mariana. Os santuários são reconhecidos centros de evangelização, ambientes que promovem a cultura, a acolhida e o amparo aos pobres, de modo coerente com o compromisso cristão de Proclamar a Palavra de Deus.

Santuários da Arquidiocese de Belo Horizonte
Além do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Arquidiocese de BH possui 11 santuários: Santa Luzia (na cidade de Santa Luzia), Santo Antônio (em Roça Grande, Sabará), Tabor da Liberdade (em Confins), Senhor do Bonfim (na cidade de Bonfim), Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (bairro da Boa Viagem, Belo Horizonte), São Judas Tadeu (bairro da Graça), Nossa Senhora da Conceição (bairro Lagoinha), Santuário da Saúde e da Paz (bairro Padre Eustáquio), Senhor Bom Jesus (bairro Bom Jesus, Belo Horizonte), São Paulo da Cruz (Barreiro, em Belo Horizonte) e o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, em Caeté.

Compreenda a diferença
Os templos católicos dividem-se em categorias distintas conforme suas características e peculiaridades. Uma Paróquia pode ser elevada ao título de Santuário quando torna-se referência por receber grandes peregrinações de devotos e tem especial importância para os fiéis de determinada região. Já as catedrais, são a sede de uma diocese ou arquidiocese, reconhecidas como Igreja-Mãe.

Fonte: Arquidiocese de BH

Veja também