Comunidade celebra Festa de Nossa Senhora Rainha

“Alegra-te, cheia de graça!  O Senhor está contigo.” | Lc 1, 28

Rosas brancas, iluminação intimista e vozes emocionadas rezando e agradecendo a Maria. Neste ambiente de oração e acolhida, a comunidade celebrou, na última quinta-feira, 22 de agosto, o dia de Nossa Senhora Rainha. Ao longo de nove dias, os fiéis participaram da novena dedicada à padroeira: Oração do Terço, Oficio Cantado, Oração das Vésperas e as missas foram um convite a meditação da Palavra e a estar no colo da Mãe.

A Celebração Eucarística foi celebrada por Dom Geovane Luís da Silva, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e concelebrada pelos padres Aureo Nogueira e Márcio Paiva, párocos solidários. Na oportunidade, os jovens da Perseverança participaram da Coroação da Imagem de Nossa Senhora Rainha. O Início de Ministério Patoral do padre Márcio Paiva também foi celebrado pelos fiéis, religiosos, familiares e amigos. Após a missa, a comunidade acompanhou, em comunhão, a procissão luminosa, no entorno da igreja.

Dom Geovane Luís da Silva destacou em sua homilia que, quando, nos reunimos para celebrar a eucaristia nos educamos para a vivencia da gratidão a Deus, “porque, grande é o Seu amor por nós”. Celebrar é recordar os feitos maravilhosos do Senhor. “É muito importante veneramos Maria e percebermos que ela não deseja ocupar o lugar de Jesus. Ela é uma mãe discreta, que irradia a beleza que sai do coração do seu amado filho, Cristo”.

Ouça a Homilia completa:

Início Ministério Pastoral Padre Márcio Antônio de Paiva

Padre Márcio  agradeceu a presença dos irmãos religiosos, amigos e familiares em uma noite especial, em que se iniciou seu Ministério Pastoral, como pároco solidário, na Paróquia Nossa Senhora Rainha. “Venho para servir, participando do pastoreiro do próprio Jesus, bom pastor. Não sou mais alguém que se inicia na vocação, as travessias, idas e vindas da vida alargaram para mim os horizontes da existência, mas continuo como aquele que aprende. Então, aqui como quem serve, estou aberto a aprender com vocês”, destacou.

Padre Márcio Paiva

Padre Márcio Paiva é natural de Abre Campo, Minas Gerais. Graduado em Teologia pelo Seminário Maior São José (1989), em Mariana e, também, em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992). É mestre em Filosofia – Pontifícia Università Gregoriana (1996) – e doutor em Filosofia pela Pontifícia Università Gregoriana (1998).

Desde 1985, atuou como professor no Seminário Menor, em Mariana. Em 1990, foi eleito presidente da OSIB Leste II (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil). Ainda como docente teve seu trabalho presente no Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Mariana e contribuiu para a criação da FAM – Faculdade Arquidiocesana de Mariana. Na caminhada religiosa passou pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana, Cristo Rei, Ouro Preto, dedicou-se à Comunidade Católica Shalom em Belo Horizonte, foi vigário paroquial da Paróquia São Geraldo, Nossa Senhora de Nazaré e São João Batista. Atualmente, é pároco solidário da Paróquia Nossa Senhora Rainha, no Belvedere e, além disso, assistente eclesiástico do Secretariado Arquidiocesano de Formação da Arquidiocese de Belo Horizonte. Também foi apresentador do Programa Horizonte Debate e Conexões, na TV Horizonte.

Ainda na educação, atua como coordenador e professor dos cursos de graduação e pós-graduação na PUC Minas.

Fotos: Fernanda Ourivio Faria

Veja também