Pe. Alexandre: Cidadão Honorário de Nova Lima

Numa cerimônia com a presença do prefeito Vitor Penido, do deputado Fábio Ramalho (vice-presidente da Câmara dos Deputados), do vereador Álvaro Azevedo (vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Lima) e do vigário paroquial da NSRainha, Pe. Arnaldo Cézar de Carvalho, a Câmara Municipal de Nova Lima entregou na noite de ontem, dia 10 de maio, o título de cidadão honorário ao Pe. Alexandre Fernandes, pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha. A cerimônia também foi marcada por uma emocionante apresentação do coral da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), de Nova Lima, entidade apoiada pela Pastoral Social da NSRainha.

O pároco recebeu a placa de “Cidadão Honorário” das mãos do vice-presidente da Câmara, o vereador Álvaro Azevedo, que foi quem fez (junto com o ex-vereador Nélio Aurélio) o pedido de homenagem, que foi aprovado em plenário por todos os outros nove vereadores. O vice-presidente destacou todo o trabalho que Pe. Alexandre Fernandes vem realizando desde a sua ordenação, em 1994. Ele disse que o trabalho do sacerdote à frente da Paróquia Nossa Senhora Rainha, desde que assumiu em 1998, é um exemplo de inovação e pioneirismo.

O vereador destacou também a inauguração, em 2014, da Comunidade Bom Jesus do Vale, que fica no Vale do Sereno, em Nova Lima, e “já se consolidou como um local de fé, oração, comunhão e confraternização”, além do apoio da Paróquia à Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), de Nova Lima, destacando os diversos cursos oferecidos pelo projeto de inclusão digital e a fábrica de hóstias, que visam a promoção da dignidade humana. Em seu discurso, o presidente da APAC, Ricardo Alves, também presente na cerimônia, ressaltou exatamente a diferença que a ajuda da NSRainha faz na entidade.

Além do título concedido pela Câmara, Pe. Alexandre também recebeu o carinho e a homenagem de um grupo de paroquianos e voluntários da NSRainha, que entregou ao pároco uma placa com os dizeres: “Homenagem é um mérito para as pessoas especiais. Agradecemos a Deus por Ele abençoar os seus sonhos, pois, ao se concretizarem, tornam-se caminhos para toda uma comunidade. Com gratidão, Comunidade Bom Jesus do Vale”.  A placa foi entregue pela paroquiana, empresária e presidente da Associação de Lojistas do Vila da Serra, Maria Aparecida Miranda, que ressaltou que “os sonhos do Pe. Alexandre são os sonhos de toda a nossa comunidade, que é muito unida”.

Em seu discurso, Pe. Alexandre agradeceu “o carinho e o cuidado de todos pela indicação desse honroso título. Agradeço a Deus e a cada um de vocês por esse ato de generosidade. Não por mim, mas em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Paróquia Nossa Senhora Rainha nessa região de Nova Lima em suas atividades pastorais e movimentos e por pessoas tão comprometidas com o bem comum. Se algum mérito tenho nesse trabalho, foi apenas o de dizer ‘sim’ na missão, na Paróquia e na comunidade que tanto amo. Nova Lima agora ocupa não só no meu trabalho, nos meus pensamentos, mas inaugura um espaço novo no meu coração”.

 

Veja também