Aconteceu

Notícias

Centenário de Fátima – Parte 1: Preocupação de Mãe com cada um de seus filhos

As aparições em Fátima são um acontecimento marcante na Igreja Católica, pois a mensagem de Fátima é eloquente para os católicos de todos os tempos, projetando um dinamismo para o nosso presente e abrindo horizontes de fé para o futuro. Dentro da programação que celebra o Centenário do Aparecimento de Nossa Senhora em Fátima, a Paróquia Nossa Senhora Rainha promoveu ontem, dia 12 de maio, uma Oração do Terço Mariano; missa, procissão luminosa, vigília de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo pároco, Pe. Alexandre Fernandes; e reflexão sobre as aparições, com a Dra. Filó.

Ao iniciar a celebração, Pe. Alexandre lembrou que a presença de Maria nos pede sempre para fazermos aquilo que seu filho Jesus nos diz, reconhecendo a nossa miséria, o nosso pecado, os desvios dos nossos caminhos. “Pedimos-te, Mãe querida, que interceda junto ao teu filho Jesus para que a misericórdia nos alcance nesta noite de hoje”.

Na homilia, o sacerdote ressaltou a importância da celebração do Centenário das Aparições em Fátima, dia em que a comunidade celebra Nossa Senhora, a presença materna da mãe de Jesus. “Fátima tem a ver com uma grande escolha, uma escolha por Deus. E esta escolha é uma escolha de conversão, uma mudança de vida, uma transformação no agir”.

O pároco lembrou algumas palavras encontradas nas mensagens pronunciadas pelas crianças, principalmente aquelas que foram registradas por Lúcia diante de suas memórias, e que são palavras-chave para podermos compreender o que Nossa Senhora disse àquelas três crianças: adoração (“primeiro de tudo, adorar a Deus”); eucaristia (“Maria é profundamente uma mulher eucarística”), rosário (“a Oração do Terço nos afasta de toda a presença do mal”), Igreja (“a importância da unidade da Igreja, da obediência à Igreja”) e paz (“quando nós não experimentamos a Deus, nós vivemos em guerra”).

Em sua reflexão, a Dra. Filó lembrou a atualidade das mensagens de Fátima, da sua preocupação de mãe, da sua preocupação com cada um de seus filhos. “As mensagens são ao mesmo tempo simples e complexa. Simples porque elas nos chamam de novo a olhar para o Evangelho, e complexa porque, a partir do momento que nós escutamos, exige de nós uma reação, uma mudança de vida”. Ela lembrou que a missão de Maria continua a mesma: “dar Jesus ao mundo”. Por isso, Ela continua trazendo Jesus para a humanidade e levando a humanidade para Jesus. Dra. Filó disse que as mensagens nos levam a refletir sobre “a que nível de seriedade levamos as mensagens que a nossa Mãe nos pediu”?

Centenário de Fátima 12052017 1

Centenário de Fátima 12052017 2

Centenário de Fátima 12052017 3

Centenário de Fátima 12052017 4

Centenário de Fátima 12052017 5

Centenário de Fátima 12052017 6


Compartilhe: