Aconteceu

Notícias

Centenário de Fátima – Parte 2: “Não tenhais medo, pois temos uma mãe que zela por nós”

O centenário das aparições em Fátima foi celebrado com muita festa na Comunidade Bom Jesus do Vale, em Nova Lima, no sábado, dia 13/05. A programação teve início às 15h, com a chegada da procissão motorizada que saiu da NSRainha. No dia anterior (12), a festividade teve início na paróquia e foi marcada por momentos de oração e reflexão, conduzida pela Dra. Filó, procissão luminosa e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na Bom Jesus do Vale, Thereza Calonge conduziu a oração do terço. A médica e fundadora da comunidade “Filhos de Maria”, Érika Vilela, convidada especialmente para o evento, conduziu uma reflexão sobre o amor de Nossa Senhora. Érika contou sobre sua trajetória e devoção mariana e disse que “devemos nos alegrar, pois temos uma mãe que zela por nós e que nunca nos desampara”. A convidada ainda ressaltou em sua fala que “Maria nos traz a força e a luz de Deus”.

Após a pregação, o pároco da NSRainha, Pe. Alexandre Fernandes, conduziu um bate-papo com os presentes. Na conversa, o sacerdote tratou sobre a parte histórica e explicou os quatro dogmas marianos: imaculada conceição, maternidade divina, virgindade e a assunção de Nossa Senhora. Na oportunidade, ele ainda respondeu algumas questões apresentadas pelos participantes. Na celebração eucarística, o pároco destacou que devemos celebrar as seis aparições de Nossa Senhora em Fátima que, entre os meses de maio à outubro de 1917, sempre no mesmo horário e no dia 13 de cada mês, apareceu para as crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta, em Fátima – Portugal.

Para a professora Claude Diniz, o “centenário foi um carinho de Maria conosco”. Ela ficou maravilhada em participar desse momento e garante: “a Paróquia Nossa Senhora Rainha é um testemunho vivo de fé”.  A engenheira Mariana Oliveira, por sua vez, conta que a devoção a Nossa Senhora foi ensinada pela mãe e que se sente agradecida em participar da celebração. “Estar aqui foi uma oportunidade de enriquecer minha fé e aprofundar meus conhecimentos sobre Maria, especialmente na data de hoje”, comenta.

No mesmo dia (13) o Papa Francisco celebrou o centenário das aparições em Fátima e cerca de meio milhões de fiéis acompanharam as celebrações. Na ocasião o Sumo Pontífice canonizou Francisco e Jacinta. As crianças são as primeiras, não-mártires a serem declarados santos pela Igreja Católica.

PVM_7618

PVM_7453

PVM_7754

PVM_7940


Compartilhe: