Ano do Laicato: “Sal da Terra e Luz do Mundo”

A Igreja celebra no período de 26 de novembro de 2017 à 25 de novembro de 2018 o Ano do Laicato, no intuito de protagonizar o papel e a missão dos leigos e leigas na igreja e na sociedade. O tema escolhido foi “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Esse ano remete aos 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os leigos (1987) e os 30 anos da publicação da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de João Paulo II, sobre a Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no mundo (1988).

Papa Francisco, na carta sobre o “Ano do Laicato”, pede que os fiéis não se confinem em suas paróquias e levem a palavra do Evangelho pelo mundo. “Não se trata simplesmente de abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair porta fora, para procurar e encontrar”, exorta. Segundo Dom Severino Clasen, presidente da Comissão para o Ano do Laicato, vivenciar esse período “leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”.

Durante esse período será estudado o Documento nº 105 e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato, estimulando a participação e atuação dos leigos e leigas.

 

Veja também