Artigos

Notícias

A relação entre os pais afeta os filhos?

Eunides Almeida *

A conjugalidade tem se mostrado um dos espaços fundantes para a formação da pessoa humana. A formação da identidade, do caráter, da personalidade e da afetividade dos filhos acontece em meio à qualidade da relação entre seus pais. É nesse primeiro ambiente que a pessoa em formação recebe os primeiros referenciais de amor e aprende a relacionar-se com a alteridade. Logo, as situações de desamor entre o casal tornam-se referência para a autoformação dos filhos, podendo ser interiorizadas e alterar radicalmente a percepção que estes possuem de si mesmos, do outro e do mundo, expressando-se em sofrimentos psicossomáticos.
Inúmeros conteúdos que geram desencontros na vida do casal podem ser o resultado de um processo de identificação com situações de sofrimentos originados, por vezes, há muitas gerações atrás, configurando uma herança psíquica intrafamiliar desfavorável. Diante disso, é preciso ajudar os casais a compreenderem as raízes de seus conflitos e a buscarem saídas para seus sofrimentos, pois um dia cada um que compõe o casal também já foi àquela criança formada no seio familiar.
A FUNDASINUM, instituída em 1986 por Gisela Renate Jost de Moraes, autora do Método ADI/TIP, vem há mais de 40 anos realizando pesquisas sobre o tema e disponibilizando intervenções que atendam esta realidade, a exemplo da vivência terapêutica para casais que acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto. Trata-se de um espaço vivencial de reflexão, autoconhecimento e autodescobertas, com exposições de temas e vivências de exercícios de interiorização. Experiência que pode ajudá-los a diminuírem os seus sofrimentos e a se posicionarem de maneira mais saudável na vida conjugal e familiar.
*Eunides Almeida é psicóloga, CRP 04/9570, mestre e doutora em psicologia clínica pela PUC/MG – Université Paris-Descartes – e pós doutoranda pela UFU/MG. É professora do curso de especialização Lato Sensu no Método ADI – convênio Faculdade de Ciências Médicas / FUNDASINUM

CONTATOS:
FUNDAÇÃO DE SAÚDE INTEGRAL HUMANÍSTICA – FUNDASINUM
TIP CLINICA – Mantenedora da FUNDASINUM
Rua Musas, 166 – Santa Lúcia – Belo Horizonte – MG – fone:+55 31 3071-0101
contato@tipclinca.com.br / www.fundasinum.org.br


Compartilhe: