5º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

No próximo sábado, 30 de novembro, dom Joaquim Mol ministra conferência no 5° Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, na PUC Minas do Coração Eucarístico, com a temática central “Uma Igreja em saída na defesa e promoção da cidadania”. Uma das novidades Encontro é a realização de onze rodas de conversas, com variadas temáticas com o objetivo de estimular os presentes a se engajarem em relevantes discussões sociopolíticas e eclesiais contemporâneas.

De acordo com os organizadores, a metodologia das rodas de conversas propiciará um aprofundamento de temas e traz como novidade a possibilidade de cada grupo escolher uma forma de dar sequência, no cotidiano, das discussões pautadas nas rodas de conversa. A expectativa é que variados formatos de atuação, como a criação de fóruns, redes, ações de mobilização e divulgação, entre outras estratégias, possam ser criadas a partir das discussões.

Cada roda de conversa terá um(a) assessor(a) ou um grupo de assessores especializados no tema, com conhecimento teórico e prático, a possibilitarem um bom debate e, acima de tudo, ações concretas.

Confira os temas e assessores das rodas de conversa:

G1 – Como fortalecer grupos de fé e política? Assessoria: Ismael Deyber e Frederico Santana (Coletivo de Fé e Política)

G2 – Meio ambiente: agrotóxicos, grilagem, questão indígena. Assessoria da Comissão Pastoral da Terra

G3 – Comunicação e política no Brasil: as fake News. Assessoria da jornalista Joana Tavares (Brasil de Fato)

G4 – Evangelização nas vilas e favelas. Assessoria do Pe. Vagner, responsável pelo setor de vilas e favelas da Arquidiocese de BH

G5 – Eleições 2020: pensar as cidades. Assessoria do professor Claudemir Alves (do NESP)

G6 – Mineração e soberania popular. Assessoria do Movimento dos Atingidos pela Mineração

G7 – Deliberações da APD. Assessoria do Prof. Edward Guimarães (Observatório da Evangelização)

G8 – Reforma Tributária e Auditoria Cidadã da Dívida. Assessoria da Auditoria da Dívida Cidadã

G9 – Privatizações e soberania no Brasil. Assessoria do Sindipetro MG e Sindieletro MG)

G10 – Fundamentalismo religioso. Assessoria do Pe. Manoel Godoy

G11 – Movimento Mineiro de Fé e Política. Assessoria de Márcia Sacramento e do diácono Amauri Dias

Inscreva-se e participe:

Os Encontros Arquidiocesanos de Fé e Política acontecem a cada dois anos. Reúnem membros de grupos e coletivos de fé e política, pastorais sociais e de outros movimentos eclesiais e sociais que, inspirados na Doutrina Social da Igreja e na mística cristã, atuam no campo sociopolítico na Arquidiocese de Belo Horizonte.

São promovidos pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte e pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, em parceria com o Coletivo Fé e Política e o Movimento Mineiro de Fé e Política.

As inscrições estão abertas através do site do Nesp, ou acessando diretamente o formulário, no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTMzjnQDyK66AjbgyDMCEZzolTUFa34YH7UmO5bY1np9oPoQ/viewform

Mais informações pelo e-mail: nesp@pucminas.br ou pelos telefones: (31) 3319-4978 (Nesp) ou (31) 3428-7943 (Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política). Não há taxa de inscrição e o evento oferecerá refeições para os participantes.

Veja também