Papa Francisco: a verdade no centro da informação

Às vésperas da publicação da 52° Mensagem das Comunicações Sociais, sobre o tema “A verdade vos tornará livres. Fake news e jornalismo de paz”, repropomos algumas palavras do Papa Francisco sobre a temática da verdade na informação.

“A verdade vos tornará livres”, inclusive na informação. O perigo das notícias falsas, as “fake news”, preocupa o Papa Francisco, a ponto de dedicar a este tema a 52a Mensagem das Comunicações Sociais. Já na primeira audiência com os jornalistas poucos dias depois da eleição, o Pontífice destacou que o jornalismo “comporta uma atenção especial no que diz respeito à verdade”. Várias vezes, denunciou as consequências da desinformação. E propriamente sobre o tema da verdade na informação, Francisco falou amplamente na audiência aos jornalistas italianos em 22 de setembro de 2016:

“Amar a verdade quer dizer não apenas afirmar, mas viver a verdade, testemunhando-a com o próprio trabalho. Por conseguinte, viver e trabalhar com coerência e respeito às palavras que são utilizadas para um artigo de jornal ou numa reportagem televisiva. Aqui a questão não consiste em ser ou não ser crente. Trata-se de ser ou não ser honesto consigo mesmo e com o próximo.”

Fonte: Rádio Vaticano 

Veja também