Nossa Senhora de Fátima: mensageira da paz

Neste domingo, dia 13 de maio, além da festividade da Ascenção do Senhor, a Igreja celebra o dia em honra de Nossa Senhora de Fátima. Nessa mesma data, em 1907, Nossa Senhora apareceu aos 3 pastorzinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta – na pequena aldeia de Fátima, em Portugal.  O relato das crianças era de terem avistado uma “Senhora mais brilhante que o Sol”.

Na Missa de canonização de Jacinta e Francisco, celebrada em 13 de maio de 2017, o Papa Francisco recordou que Maria nos leva sempre à Luz de Deus: “A partir deste esperançoso lugar, estendeu sobre os quatro cantos da Terra uma mensagem de amor e de paz. Como exemplo, temos diante dos olhos São Francisco Marto e Santa Jacinta, a quem a Virgem Maria introduziu no mar imenso da Luz de Deus e aí os levou a adorá-Lo. Daqui lhes vinha a força para superar contrariedades e sofrimentos. A presença divina tornou-se constante nas suas vidas, como se manifesta claramente na súplica instante pelos pecadores e no desejo permanente de estar junto a ‘Jesus Escondido’ no Sacrário”, exorta o pontífice.

Em 2015, por ocasião da mesma festividade, Papa Francisco convidava os fiéis a escutar a mãe de Deus, pois “Maria mais uma vez quer nos levar ao seu filho, à oração, à penitência e à conversão. A Virgem nos pede para não ofendermos mais a Deus; adverte toda a humanidade sobre a necessidade de abandonar-se a Deus, fonte de amor e de misericórdia. A exemplo de São João Paulo II, grande devoto de Nossa Senhora de Fátima, coloquemo-nos em atenta escuta da Mãe de Deus e supliquemos a paz para o mundo.”

O pároco da NSRainha, padre Alexandre Fernandes, recorda que “a mensagem de Fátima é uma mensagem que a mãe de Deus deu de uma forma muito simples, para que pudesse atingir o coração das crianças, mas ao mesmo tempo consolar e resgatar a tradição da Sagrada Escritura, trazendo a conversão, a mudança de vida”. Celebrando hoje também o dia dedicado as mães, peçamos: Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

 

Oração – Nossa Senhora de Fátima

Salve, Mãe do Senhor,

Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!

Bendita entre todas as mulheres,

és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,

és a honra do nosso povo,

és o triunfo sobre a marca do mal.

 

Profecia do Amor misericordioso do Pai,

Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,

Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,

ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,

as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.

 

Mostra-nos a força do teu manto protetor.

No teu Imaculado Coração,

sê o refúgio dos pecadores

e o caminho que conduz até Deus.

Unido/a aos meus irmãos,

na Fé, na Esperança e no Amor,

a ti me entrego.

 

Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro, ó Virgem do Rosário de Fátima.

E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem,

darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.

 

Amém.

 

Por ocasião da peregrinação do Papa Francisco a Fátima

Veja também