16/07 dia de Nossa Senhora do Carmo

Sobre Nossa Senhora do Carmo

No ano 93 depois de Cristo, monges construíram sobre o Monte Carmelo uma capela em louvor à Virgem Maria. O local permaneceu ao longo dos tempos como residência e ponto de peregrinação de monges e religiosos.

No século XII foi fundada a Ordem de Nossa Senhora do Carmo, que se expandiu pela Europa. Nesta época, os Carmelitas sofriam muitas perseguições. Foi quando, São Simão Stock, superior da Ordem pediu a intercessão de Nossa Senhora do Carmo. A Virgem do Carmo teria aparecido e lhe entregado o Escapulário do Carmo, como símbolo de sua união com os monges, prometendo salvação e vida eterna à todos que o usassem. Era o dia 16 de julho de 1251, em Cambridge, na Inglaterra.

O Papa Pio XII recomendou a devoção ao escapulário, como símbolo da proteção da Mãe de Deus.


Oração

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário. Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre. Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes. Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-La por toda a eternidade. Amem

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte 

Veja também