A Paróquia

Projeto Social

A Paróquia Nossa Senhora Rainha desenvolve, por meio de suas pastorais, diversos projetos sociais. A Pastoral Social cria e apoia projetos sociais em Belo Horizonte e em seus arredores. Grande parte de seus projetos são desenvolvidos na Paróquia Nossa Senhora do Morro, no Aglomerado Santa Lúcia; e outros no Aglomerado da Serra, com o apoio à Casa de Maria e, também, apoio às Pastorais do Menor e de Rua.

Já a Pastoral da Sobriedade é dirigida tanto a pais e familiares que lutam contra o abuso de álcool e drogas dentro de casa quanto a pessoas com algum tipo de comportamento compulsivo ou que queiram aprender a viver em equilíbrio de corpo e espírito. Por meio das psicólogas Gláucia Tavares e Maria Inês, os participantes do grupo API – Apoio a Perdas Irreparáveis da Paróquia compartilham suas histórias e aprofundam a sua fé, na busca por uma vida melhor.

Para acolher e servir ao irmão enfermo, a Pastoral da Saúde leva até ele uma palavra de esperança, de fé e de conforto espiritual, sempre guiada pelos ensinamentos de Jesus. As visitas ao Hospital Biocor são feitas nas tardes de quarta-feira e nas manhãs de sábado, encerrando com uma missa às 15h na quarta e às 10h no sábado.

A Pastoral da Convivência, por meio de seu Grupo de Convivência, oferece, num espaço acolhedor, uma experiência de vida na qual se desperta a necessidade de compartilhar, em vários momentos e atividades, a fase da maturidade. Indo de encontro às pessoas privadas de liberdade, os voluntários da Pastoral Carcerária representam a presença de Jesus e da Igreja Católica no cárcere, promovendo a valorização da dignidade humana, conforto espiritual e social.

A Pastoral dos Anjos reúne um grupo de voluntários de diferentes áreas profissionais, capacitados e treinados para oferecer um olhar especial durante as missas e eventos, atendendo a uma determinação estadual para locais onde se reúne mais de mil pessoas. A Paróquia Nossa Senhora Rainha conta com uma Pastoral da Comunicação bem articulada, pois acredita na transmissão da fé por meio de novas e modernas linguagens. A Pascom realiza a cobertura completa de todos os eventos realizados pela NSRainha e transforma as informações mais relevantes em notícias para o rádio, TV, jornal e website.

Outro projeto social da NSRainha é o Cantinho do Céu, um espaço de evangelização para crianças de 2 a 8 anos que funciona durante as primeiras missas de domingo. Enquanto os pais participam da celebração, as crianças recebem ensinamentos bíblicos especiais, de acordo com sua faixa etária. Já a Pastoral da Maturidade se reúne todas as terças-feiras, às 19h30, para partilhar conhecimentos que certamente vão proporcionar mais prazer e felicidade à pessoa idosa.

Com o atendimento de mais de 5.500 pessoas carentes por ano, em diversas especialidades médicas (Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Neurologia, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Psicologia e Urologia) e odontológicas, e a distribuição gratuita dos medicamentos prescritos nas consultas, o Ambulatório NSRainha vem cumprindo um importante papel social.